O título ilustra bem o questionamento de muitos pais que possuem filhos matriculados em escolas e acompanham o seu desenvolvimento pessoal e estudantil. De um modo geral, a busca por ajuda se dá diante de uma situação de dificuldade, que pode ter relação com os conhecimentos ou então com elementos socioemocionais.
Na maioria das vezes, os pais buscam auxílio para seus filhos quando recebem os resultados bimestrais, trimestrais ou semestrais que sinalizam alguma dificuldade de aprendizagem. As “notas”, em muitos casos, são o termômetro e servem como diagnóstico para uma tomada de decisão.
Quando for o caso de ter algum apoio ou ajuda para superar as dificuldades, é importante entender que uma ajuda especializada trará os resultados esperados. Nem todo profissional que se apresenta para ministrar aulas de recuperação está preparado para atender estudantes com dificuldades. E isso se explica pela complexidade do processo e as particularidades de cada estudante, que requer um aprendizado especializado, individualizado e personalizado para superar os obstáculos de aprendizagem.
Em muitos casos, a dificuldade de aprendizagem requer compreender o porquê de ela existir, sua origem e o plano para superá-la. Assim, fazer um diagnóstico é o começo, associado a uma gestão dos estudos que aplique metodologias diferentes das aplicadas em sala de aula.
Se na sala de aula a metodologia utilizada é a expositiva, requerendo do estudante a abstração, na hora do reforço é preciso inovar, trazendo elementos mais práticos e significativos para que a aprendizagem faça sentido. Dificilmente se terá outros resultados aplicando a mesma maneira de ensinar.
O Instituto de Educação Talentto’s é uma instituição que se especializou no atendimento de estudantes com dificuldades de aprendizagem e consegue, em pouco tempo, resultados que transforma a vida estudantil. Entendemos que antes de avançar no aspecto do conhecimento, o primeiro passo é verificar o estado socioemocional da criança ou jovem. A motivação, o estímulo e a conectividade entre o estudante e o conhecimento.
A busca por auxílio para superação de dificuldades deve ser no início da dificuldade, pois quando se trabalha o problema no começo, a possibilidade dos resultados serem exitosos é bem maior do que esperar até que tenhamos um acúmulo de situações que requeiram intervenções.
Outra alternativa é elaborar um plano preventivo, partindo das dificuldades que já são perceptíveis e os sinais aparecem de diferentes formas, basta estarmos atentos. Neste caso, os pais precisam acompanhar o processo de aprendizagem dos filhos, pois no dia a dia é que se percebe dificuldades, problemas de aprendizagem ou de outra natureza.
Há o entendimento que educação é investimento e não despesa. Assim, se desde pequeno nossos filhos forem amparados para superarem ou enfrentarem suas dificuldades, serão pessoas adultas que dificilmente desistirão diante das adversidades. Para tanto, precisamos dar bons alicerces e uma aprendizagem sem sofrimento é uma excelente ferramenta para termos futuros profissionais sem medo de fazer tentativas.
É importante que os pais, que conhecem seus filhos, saibam o momento certo para buscar auxílio extraescolar para superar eventuais dificuldades de aprendizagem. Ninguém melhor do que os pais que conhecem seus filhos, para saber a hora de intervir ou solicitar um reforço escolar para minimizar os impactos no processo educativo. Romper com rótulos de que o estudante que precisa de ajuda está em estágio mais atrasado.
Destacamos que há um tempo de aprender que é único e intransferível. Cabe aos pais, em conjunto com os professores, elaborar estratégias que possam superar eventuais dificuldades para que o filho estudante possa ter uma jornada de aprendizagem significativa, impactando, positivamente, na vida e trajetória estudantil.
Sobre a Talenttos
O Instituto de Educação Talentto’s iniciou suas atividades educacionais, em Foz do Iguaçu,
em 2011. Especializou-se no atendimento de estudantes, com uma metodologia própria que estimula a aprendizagem ativa, a autonomia e a motivação. Possui uma sede própria, especialmente construída, para atender os estudantes, pais e a comunidade, com os serviços de reforço, aulas particulares, atendimento psicopedagógico e neuropsicopedagogia.
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