Muitos pais se questionam se o ingresso em um colégio cívico-militar seria uma boa opção para seu filho. A resposta para tal questionamento pode ser encontrada conforme o que se espera do processo formativo para nossos filhos.
Para relembrar um pouco da ideia de uma formação fora do padrão social vigente, lembro que até os anos 90 era comum os colégios internos, geralmente administrados por congregações religiosas e que recebiam adolescentes que buscavam uma formação diferenciada. Era humanística, mas aos que passaram por aquele tipo de formação eram considerados bem-preparados para o mundo do trabalho.
Talvez tenham mudado as finalidades ou as motivações, mas temos, na atualidade, os colégios cívico-militares que se apresentam como alternativa para a educação pública no país. Se é mais rígida, organizada e disciplinada, não importa, desde que os pais tenham ciência de que é modelo que entendem ser o adequado para seus filhos.
É importante destacar que o ingresso nos colégios cívicos-militares ocorre através de concurso, ou seja, um processo público que seleciona e classifica os estudantes com melhor desempenho. Geralmente, no mês de agosto sai o edital, especificando como será o processo, os conhecimentos e o formato da prova. É importante preparar-se bem para que o propósito de ser aprovado seja alcançado.
A Talentto´s, nos últimos anos, tem preparado estudantes que querem passar na prova e entrar nos colégios cívicos militares. Temos um bom índice de aprovação e preparamos os estudantes para que alcancem seus objetivos.
As aulas preparatórias ocorrem duas vezes por semana, focadas, incialmente em Língua Portuguesa e Matemática, pois essas áreas representam quase 70% da prova. E se preparar com antecedência é dar tranquilidade no dia da prova.
Se você com pai e mãe também tem como propósito que seu filho estude em um colégio cívico-militar, recomendo uma visita à Talentto’s para se informar do curso preparatório. Afinal, quanto mais cedo iniciarem os estudos, mais preparado estará seu filho ou filha.
A proposta dos colégios e escolas cívico-militares, descrita no site oficial, tem como finalidade a oferta de “uma educação básica de qualidade, o desenvolvimento de um ambiente escolar adequado e que promova a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a gestão de excelência dos processos educacionais, pedagógicos e administrativos e o fortalecimento de valores humanos e cívicos.”
Nota-se nos propósitos que há um direcionamento claro em relação a organização e formato de currículo que é ofertado em tais estabelecimentos. E se há alinhamento, por parte dos pais, em relação aos princípios norteadores, então devem incentivar seus filhos e, se possível, buscar um curso de preparação complementar.
Vivemos em um momento de incertezas em relação a educação pública no país, especialmente após dois anos de pandemia e com o avanço do processo de virtualização. Buscar alternativas não significa alinhamento político ou simpatia com governos, mas uma opção que os pais fazem a partir das possibilidades e oportunidades que estão disponíveis em termos de formação.
Se você pai e mãe optar por um curso preparatório recomendo o da Talentto’s, pois além de trabalhar os conteúdos, realiza simulados e prepara para o candidato em relação aos procedimentos antes e durante a prova. É importante ter ciência de todas as etapas para não ocorreram surpresas e por motivos alheios ser desclassificado.
O modelo das escolas e colégios cívico-militares pertencem ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares, iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa. Apresenta um conceito de “gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da instituição e apoio dos militares inativos das forças armadas.” Assim, aos pais, compete a escolha do modelo de educação que desejam para seus filhos e os colégios cívico-militares são uma das alternativas que temos na terceira década do século XXI.
Você gostaria que seus filhos estudassem em um colégio cívico-militar?
0%Sim,
0%Não
0%Não tenho opinião formada
Conheça mais sobre a Talentto`s
O Instituto de Educação Talentto’s iniciou suas atividades educacionais, em Foz do Iguaçu, região e país em 2011. Especializou-se no atendimento de estudantes, com uma metodologia própria que estimula a aprendizagem ativa, a autonomia e a motivação. Possui uma sede própria, especialmente construída, para atender os estudantes, pais e a comunidade, com os serviços de reforço, aulas particulares, atendimento psicopedagógico e neuropsicopedagogia.
Comments