Pós-Graduação Talentto`s
Todos ajudando a todos

Aprendizagem por Competências na Educação Inclusiva
Investimento:
12 x R$247,00
Consulte preços especiais para mais de um curso.
Previsão de início das aulas:
Maio de 2022.
Carga horária:
O curso terá 12 módulos de 30 horas, totalizando 360 horas. Os módulos serão híbridos, com estudos no Ambiente de Aprendizagem (20h) e Oficinas Práticas de aplicação em sala de aula (10h/aula).
Observações:
A oferta poderá ser também por módulo para pessoas que não tenham curso superior na modalidade de Curso de Extensão.
A turma se concretiza se tiver no mínimo 10 matriculados.
Descrição.
A profissão docente modificou-se com a introdução das tecnologias educacionais, o desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes) e o olhar sobre o processo de aprendizagem de forma contínua. A cada ano cresce o número de crianças que apresentam algum distúrbio em seu processo de aprendizagem. Preparar docentes capazes de trabalhar com os diferentes distúrbios de aprendizagem, auxiliando crianças e adolescentes em seu processo de desenvolvimento pessoal e estudantil.
Objetivos.
Analisar as mudanças ocorridas na prática docente no processo de inclusão a partir da legislação específica e da publicação da nova BNCC.
Rever o planejamento do processo de aprendizagem para crianças com distúrbios desenvolvendo suas competências.
Identificar as mudanças em curso na prática docente em relação aos processos de inclusão, no planejamento e na avaliação do processo de aprendizagem.
Público Alvo.
- Professores e pessoas que tenham curso superior (graduação ou tecnólogo) que se interessem pela temática da educação inclusiva e que buscam se apropriar das inovações no campo educacional, permeadas pelo uso da tecnologia e a apropriação da aprendizagem por competências.
Componentes curriculares.
Aprendizagem Ativa, Protagonismo e Inovação na Educação Básica
Aprendizagem de Estudantes com Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora
Bases e Fases do Desenvolvimento da Criança a partir da BNCC: Desenvolvimento Motor, Cognitivo, Social e Emocional
Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem: Discalculia, Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Disartria e TDAH Autismo
Educação Especial: Transtornos Global do Desenvolvimento, Deficiência, e Altas Habilidades.
Metodologia e Atividades para Atendimento Educacional Especializado
Neurociências e Aspectos Socioemocionais nas Altas Habilidades/Superdotação
Pilares da Avaliação por Competências a partir da BNCC
Planejamento e Estratégias Metodológicas para Pessoas com Deficiência Intelectual
Prática Docente e Atividades na Educação Especial para Atendimento à Pessoas com Distúrbios de Aprendizagem
Seminário de Aprendizagem por Competências em Educação Inclusiva
Tecnologias Educacionais aplicadas ao Desenvolvimento de Competências
Docentes.
- Profissionais com experiência em educação inclusiva e com domínio sobre a nova BNCC, com titulação de Mestrado e Doutorado, com capacidade da acrescentar vivências e experiência para uma prática docente com ênfase no desenvolvimento de competências, promovendo um processo inclusivo.
